sexta-feira, 11 de abril de 2008

DA SÉRIE: PERSONALIDADES DE PALMEIRA

Iniciamos esta série, sempre trazendo inúmeras curiosidades sobre personagens que marcaram a história em Palmeira dos Índios e até mesmo no cenário mundial.
Começamos falando do maior e do menor homem do mundo...
Bem, pelo menos do Brasil eles foram por algum tempo...
Mas, o certo mesmo é que em Palmeira os dois reinam absolutos: O maior e o menor. Confiram!
JOSÉ CRISTOVÃO DA SILVA - O MAIOR HOMEM DO BRASIL (?)

Cristovão entre os maiores. Fonte da Globo.

fonte: G1 - Globo - 10/08/2007 - 09h14 - Atualizado em 10/08/2007 - 16h45

Glauco Araújo Do G1, em São Paulo

O estudante José Cristóvão da Silva, que tem 22 anos e 2,23 metros de altura, inicou nesta semana um tratamento para parar de crescer.

Na quarta-feira (11), ele recebeu a primeira dose do medicamento Sandostatin Lar (acetato de octreotida), que inibe a produção do hormônio do crescimento. Cada dose custa R$ 3.800, segundo a Secretaria de Saúde de Alagoas."Estou muito contente em poder começar o tratamento e parar de crescer. Os médicos disseram que devo ficar com essa altura que tenho hoje", disse Silva, que vive na cidade de Palmeira dos Índios, no interior de Maceió, em Alagoas.

Silva foi acompanhado pelo médico neurologista Ricardo Camelo, que diagnosticou acromegalia (doença causada pelo excesso de produção do hormônio de crescimento). Na segunda-feira (16), o rapaz deve viajar para Maceió, onde vai passar por uma consulta com uma endocrinologista do Hospital Universitário."Não sei quantas vezes vou ter de tomar esse medicamento. Só depois de passar por essa médica em Maceió que irei saber", disse Silva.

Cristovão, em São Paulo

A viagem de Palmeira dos Índios até Maceió costuma demorar quase duas horas de carro, mas a prefeitura não dispõe de um veículo adaptado ou um modelo que Silva caiba confortavelmente. "Não me importo em viajar em carro pequeno porque estou muito contente em poder fazer esse tratamento. Tá certo que fico com dor nas costas, mas não tem problema", disse Silva.

DIAGNÓSTICO

Silva sofre de acromegalia, doença causada pelo excesso de hormônio de crescimento, produzido pela hipófise. Esse aumento é provocado por um tumor na hipófise e pode acometer as pessoas de duas formas diferentes, segundo a médica Nina Musolino, do departamento de Neuroendocrinologia da Sociedade Brasileira de Endocrinologia. "Na infância ou na puberdade, antes do fechamento das cartilagens de crescimento, a manifestação é de gigantismo, uma vez que a ação do hormônio nessa faixa etária provoca um crescimento acima do normal", disse a médica.

Quando surge na idade adulta (época em que as cartilagens estão calcificadas), a doença provoca o "crescimento das extremidades do corpo. É o alargamento das cartilagens da face, das mãos e dos pés", explicou Nina.Segundo a médica, a doença pode ocorrer em qualquer idade. "A acromegalia também provoca distúrbios como diabetes, hipertensão, aumento de órgãos como o coração, além de problemas na tireóide."

Cristovão e a namorada Luana, estudam juntos em Palmeira

TRATAMENTO

Apesar de ser benigno, o tumor pode destruir a estrutura ao redor da hipófise. "Mesmo com a cirurgia para a retirada do tumor, a doença pode não ser curada. Uma saída é o medicamento que ele está tomando (Sandostatin Lar, cuja composição principal é o acetato de octreotida)", disse Nina.

Segundo ela, "o medicamento tem efeito semelhante ao do hormônio somatostatina, que é fabricado pelo hipotálamo e inibe o crescimento.

O acetato de octreotida é um hormônio sintético, mais potente e mais prolongado do que a somatostatina."

MANOEL ANTÔNIO DA SILVA ( MENOR HOMEM DO MUNDO)

Manezinho e sua irmã... Manezinho dentro de um pote

Nascido no Povoado de Gavião, hoje Povoado Santo Antônio, em 1943, Manoel Antônio da Silva, era filho de João Antônio da Silva e Mercedes Maria da conceição.
Foi criado com José Ferreira Mendes (Preto), famoso barbeiro do município e batizado no dia 23 de outubro de 1943.
Na realidade Manezinho não era um anão, era um homem em miniatura. Seus membros eram proporcionais, nada atrofiado ou desconforme.

Manezinho levantado pela mão e numa panela

Quando o chamavam de Manezinho ficava irritado.Chamá-lo pelo nome diminutivo, para muitos seria motivo de afeição, mas para ele era motivo de zombaria.
A sua irmã, também “pequena” acabou falecendo logo.
Em 1964 ao completar 18 anos foi se apresentar em Maceió para servir as Forças Armadas. Foi dispensado por não atingir os quesitos básicos do soldado brasileiro. Media 94 centímetros e possuía a pele parda. Seus cabelos e olhos eram castanhos. Tinha o nariz reto, rosto ovalado, boca regular.

A cama de Manezinho, com alguns de seus pertences, no Museu Xucurus.

No museu xucurus em Palmeira dos Índios, tem alguns pertences pessoais do Manezinho, inclusive a cama pequena em que dormia.
Faleceu em 1967, quando tinha 24 anos de idade.

Nenhum comentário: