sexta-feira, 11 de abril de 2008


Lenda da fundação de Palmeira dos Índios
Autor: Luis B. Torres

Localizada no sertão alagoano, Palmeira dos Índios e também conhecida como “Princesa do Sertão”.
Outros preferem chamá-la de “Cidade do Amor”, em função da lenda que lhe deu origem.
No maciço da serra da Boa Vista, haviam muitas palmeiras sendo que uma delas se destacava das demais. A região era habitada por índios, daí lhe veio o nome.
O cacique Etafé havia pedido em casamento a bela índia Txilia.Mas, esta amava o seu primo Tilixi.
Durante uma festa na aldeia, quando segurava um caneco contendo alua (bebida fermentada), pretendendo oferece-la a Tilixi, foi por este beijada. O que para toda a tribo, constituiu uma profanação, pois a índia virgem era a eleita do Cacique.
Tilixi foi então condenado à morte por inanição. Durante três dias padeceu horrivelmente. Após pronunciar inúmeras vezes o nome de sua amada, o guerreiro sentiu a jovem se aproximar, após burlar a guarda da tribo. Txilia plantou uma pequenina cruz ao lado do índio quase moribundo, rogando que dela brotasse uma palmeira frondosa, a sombra da qual Tilixi pudesse amenizar seu sofrimento. Antes que concluísse sua prece, Txilia foi atingida mortalmente por uma flecha contra ela, disparada pelo cacique Etafé que os espreitava por trás de uma folhagem. Mortalmente ferida, a índia tombou sobre o corpo de Tilixi e, os dois apaixonados exalaram, unidos, o ultimo suspiro.
Dias depois, no local onde morreram, nasceu uma palmeira, simbolizando a união dos índios através de um intenso amor.
Palmeira dos Índios – A cidade do Amor.