quarta-feira, 2 de abril de 2008

SESSÃO PARA ESCOLHA DO PRESIDENTE É TUMULTUADA


fonte: http://www.tribunadosertao.com.br/
Roberto Gonçalves

Interferência de Cordeiro adia eleição para presidência da Mesa Diretora

A eleição para definir o novo presidente da Câmara Municipal de Palmeira dos Índios que estava marcada para a manhã deste sábado 29, não ocorreu em razão da interferência do prefeito Albérico Cordeiro (PTB) que apresentou como candidata a vereadora Maria Queirós (PDT), conhecida popularmente como Maria do Leite, que está no segundo mandato e é analfabeta funcional.
Marta Gaia era o nome de consenso do “grupo de sete”, de dez vereadores. O grupo era composto pelos parlamentares Marta Gaia, Gileno Sampaio Filho, Júnior Miranda, Chiquinho da Casal, Jaime Farias, Maria do Leite e Vicente Targino.
A interferência do prefeito Albérico Cordeiro para impor a candidatura de Maria do Leite, provocou a traição e a divisão do grupo.
Dois vereadores mudaram de posição com a proposta do prefeito: a própria Maria do Leite, escolhida para encabeçar a chapa governista e Vicente Targino (PRP). O grupo dos sete ficou reduzido a cinco vereadores, e do outro lado cinco edis compondo o grupo opositor (Maria do Leite, Arnaldo do Detran, José Oliveira, Vicente Targino e Salomão Torres).
A presidente interina Marta Gaia chegou a propor para Maria do Leite, sua concorrente, ser vice da chapa tendo como resposta um não.

Vereadores por pouco não chegaram às vias de fato

O vereador Júnior Miranda que também tinha interesse na eleição de Marta Gaia entrou em discussão com o vereador Vicente Targino, antes mesmo de começar a sessão, e faltou muito pouco pra chegarem às vias de fato. Policiais militares foram acionados para comparecer à sessão e tudo voltou à normalidade.
A sessão que não contou com a presença de público nas galerias, chegou ainda a ser aberta pelo vereador Salomão Torres que ocupa o cargo de 1º Secretário. Os trabalhos iniciados foram logo encerrados em razão da falta de quórum (maioria absoluta) para eleição da Mesa Diretora.
Uma outra sessão está marcada para as 10 h da próxima segunda-feira, 31.
No entanto um outro problema poderá adiar mais uma vez a votação em razão da não leitura da carta onde consta a renúncia de Val Basílio, que ainda não foi lida em Plenário.
Em razão da não leitura da renúncia do antigo presidente, preso na Operação Carranca da Polícia Federal, os vereadores tem um prazo de cinco dias a partir de sua leitura para escolher o novo presidente.
A sessão que pode definir a nova Mesa Diretora com novas mudanças na composição poderá somente ser realizada até a próxima terça-feira, 8 de abril, e, enquanto isso, os vereadores pretendem se articular mais ainda para a escolha do novo comandante da casa.

Julgamento de infiéis será terça, 1º de abril

Não bastasse todo esse imbróglio na disputa pela presidência da Câmara Municipal, dois vereadores que estão em lados distintos pela presidência da Casa, estarão unidos, na próxima terça-feira (1º de abril), desta feita no Tribunal Regional Eleitoral, onde serão julgados por infidelidade partidária.
Marta Gaia e José Oliveira, ambos filiados e eleitos pelo PPS em 2004, terão que enfrentar a justiça eleitoral, para saber se permanecerão à frente dos mandatos que ocupam na Câmara Palmeirense.
Até agora o TRE julgou que os mandatos pertencem aos partidos, dando uma ducha fria na cabeça dos parlamentares infiéis.
Caso sejam cassados, os suplentes Geraldo Alencar (PSDB) e Fábio Targino (PR), primeiro e segundo suplente da Coligação assumirão os mandatos.

Nenhum comentário: