sexta-feira, 18 de abril de 2008

DA SÉRIE: PERSONALIDADES DE PALMEIRA

Na festa do 2º Prêmio Promoção Rio, Péricles (ao centro) recebeu o diploma de Profissional do Ano

PÉRICLES BRANDÃO DE BARROS

Nascido em Palmeira dos Índios, aos 19 anos veio para o Rio de Janeiro, depois de cursar um seminário em São João Del Rey, em Minas Gerais, onde desejava ser padre.
No Rio, se formou em direito e depois começou a trabalhar na recém criada área de promoções da Globo. Começou a trabalhar no grupo em 1955 e se aposentou em 1979 como gerente de promoções do jornal o Globo.
Durante 32 anos foi responsável pela direção geral do Projeto Aquarius, uma iniciativa da Globo. O Projeto Aquarius, foi criado em 1972, idealizado por Roberto Marinho e Isaac Karabtchevsky, juntamente com o pianista Jaques Klein e com Péricles de Barros, que na época atuava como gerente de promoções do Globo. Responsável pela realização de mais de 300 apresentações ao ar livre, reunindo cerca de 8 milhões de pessoas, o projeto já proporcionou apresentações do grupo Gênesis (composta por Phil Collins), do Ballet Bolshoi, da Orquestra Sinfônica de Moscou, do grupo Olodum e de bandas como Blitz e Barão Vermelho.
A escolha de cenários naturais também é característica do Aquarius que realizou espetáculos na Quinta da Boa Vista, no Aterro do Flamengo e na Enseada de Botafogo. Foi o O pioneiro do marketing promocional no Brasil e formador de toda uma geração de profissionais do setor no Rio de Janeiro,
Tanto carinho pela cidade rendeu a Péricles, o título de Cidadão carioca, concedido em 2004 pela Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro.
Recebeu duas vezes o premio Colunistas.
A música: “A benção João de Deus” foi escrita por Péricles e virou hino oficial de sua primeira visita ao Brasil em 1980.
Em 1997, quando o Papa esteve no Brasil pela segunda vez, coube a Péricles dirigir a missa campal e a festa do Testemunho, fazendo uma multidão cantar “Cidade maravilhosa” ao término da celebração ao ar livre.
Abaixo o Projeto de Lei do vereador Márcio Pacheco do Rio de Janeiro, que demonstra a importância deste palmeirense vencedor lá na cidade maravilhosa.
PROJETO DE LEI N.º 41/2005
DÁ O NOME DE PÉRICLES BRANDÃO DE BARROS A UMA UNIDADE DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO PÚBLICO
AUTOR: Vereador MÁRCIO PACHECO
A CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO
DECRETA:
Art. 1º O Poder Executivo dará o nome de Péricles Brandão de Barros (Criador de
grandes eventos/1934-2005) a uma unidade da rede municipal de ensino público.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Plenário Teotônio Villela, 15 de fevereiro de 2005.
MÁRCIO PACHECO
Vereador
CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO
J U S T I F I C A T I V A
Alagoano de Palmeira dos Índios, onde nasceu em 12 de outubro de 1934, Péricles
Brandão de Barros encontrava-se radicado na Cidade do Rio de Janeiro desde 1946.
Formado em Direito e em Marketing, trabalhou nas Organizações Globo (Jornal O
Globo e Rádio Globo) de 1955 até 1997, quando se aposentou como Gerente de
Promoções. Durante esses anos notabilizou-se como criador de grandes eventos, dos quais especialmente destacamos: a chegada de Papai Noel no Maracanã, durante 20 anos, e o Projeto Aquarius, cuja direção geral exerceu por 32 anos.
Quando de seu falecimento, quarta-feira, 19, na Clínica São Vicente vítima de complicações decorrentes de um acidente vascular-cerebral sofrido na última sexta em janeiro deste ano, o obituário do Jornal O Globo
(20/01/2005, pág. 19) — “Péricles de Barros, criador de grandes eventos” — permitiu vislumbrar o muito que ele representou para nossa Cidade, como a seguir reproduzimos uma pequena, mas significativa, parte:
“Por trás dos grandes no Rio, havia quase sempre um mesmo homem nos últimos 45 anos:
Péricles de Barros, que começou a trabalhar no GLOBO em 1955 e se aposentou em 1997 como gerente de promoções do jornal. Ele organizou uma série de espetáculos que marcaram a cidade e conseguiu que seu trabalho ficasse até mesmo na lembrança do Papa João Paulo II. O cardeal emérito do Rio, dom Eugenio Sales, conta que o Papa, quando ouve brasileiros, na Cidade do Vaticano, cantando ‘A bênção, João de Deus’, cuja letra foi escrita por Péricles e virou hino oficial de sua primeira visita ao Brasil, em 1980, se emociona. E começa a cantar juntamente com os fiéis, em bom português...”.
Péricles de Barros

Em 2004, Péricles de Barros obteve o reconhecimento oficial da Cidade que tanto amava: por iniciativa do então Vereador José de Moraes Correia Neto foi-lhe concedido o título de Cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro.
Agora, após seu falecimento, gostaríamos de ampliar as homenagens à sua
memória, dando seu nome a uma escola pública municipal. Quanto à constitucionalidade da iniciativa, louvamo-nos na sanção sem vetos, por
parte do Senhor Prefeito César Maia, à Lei N.º 3511, de 16 de janeiro de 2003, de autoria da Vereadora Eliana Ribeiro, que “dá o nome de Paulo Franchinni a um posto de saúde na região de Bangu e adjacências”, cuja matéria é similar à do presente Projeto de Lei. “
Péricles tinha 70 anos, sofreu um acidente vascular cerebral e ficou internado na Clínica São Vicente, onde morreu, sendo sepultado no cemitério do Caju, no Rio de Janeiro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pericles de Barros foi uma pessoa maravilhosa, digna, de caráter e que fez milhões de pessoas gostarem de música clássica. Trouxe tantas alegrias à cidade do Rio de Janeiro que merece muito esta homenagem!