Carolina SanchesRepórterSUCURSAL DO AGRESTE -
www.ojornal-al.com.br/Sexta, 7 de Março de 2008
SOBRE O MESMO ASSUNTO:
Índios ocuparam fazenda nesta madrugada
Integrantes da comunidade indígena Xucurú Palmeira, uma ‘derivação' da tribo Xucurú Cariri, ocuparam, na madrugada desta quinta-feira, trecho de terra no município de Palmeira dos Índios. As mil tarefas de terra - o que equivale a aproximadamente 3,5 mil hectares - foram retomadas pelos índios de forma pacífica, já que, segundo um representante da tribo, não houve resistência por parte do caseiro da Fazenda Buenos Aires, de propriedade do empresário Noé Simplício.
"Contamos com o apoio da tribo Karapotó Terra Nova, do município de São Sebastião, e a ocupação se deu pela madrugada devido ao nosso temor por uma possível reação violenta. Com isso, os índios retornam às terras que, historicamente, foram demarcadas como sendo suas. Estamos respaldados juridicamente", explicou o indígena, que garantiu já ter entrado em contato com representantes da Funai em Alagoas para comunicar a ‘investida'.
O presidente da Undação Nacional do Índio (Funai) em Alagoas, José Heleno, informou que ainda não tem conhecimento oficial do ocorrido. "Estamos com uma equipe na região averiguando esta situação. Até o presente momento, o que temos são apenas boatos. Sabemos apenas que, naquela localidade, algumas pequenas propriedades estão sendo desapropriadas", explicou Heleno, que prometeu uma resposta sobre o tema para esta tarde.
E O NOSSO JORNAL LOCAL, TRIBUNA DO SERTÃO FOCALIZANDO O ASSUNTO:
foto: Tribuna do Sertão
06/03 - 12:05h - PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Xucurús Kariris exigem demarcação e ocupa Fazenda
Índios invadem fazenda em Palmeira dos Índios
Integrantes da Tribo Xukuru-Kariri invadiram ontem, a Fazenda Buenos Aires, localizada entre os municípios de Palmeira dos Índios e Quebrangulo.
Os indígenas ocuparam a propriedade durante a madrugada e de acordo com carta aberta divulgada à imprensa “lutam para que o Departamento de Assuntos Fundiários – DAF, órgão vinculado à Fundação Nacional do Índio – FUNAI, regularize a situação da tribo em caráter emergencial”.
Os índios exigem que seja cumprido o que determina a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e querem a demarcação de 13 km quadrados de área em Palmeira dos Ìndios.
Os líderes da tribo asseveram que pretendem permanecer na área “retomada pacificamente, na expectativa de ocuparem definitivamente a terra dos antepassados, resistindo, produzindo e transformando a terra em um lugar melhor para todos”.
De acordo com o cacique Chiquinho, as famílias lutam por mais terras. "Nós não temos terras e precisamos delas para trabalhar, cultivar plantas e criar nossos filhos", afirmou o cacique da comunidade Xucuru-Palmeira.
A fazenda Buenos Aires pertence ao fazendeiro Noé Simplício. Os índios afirmam ainda que a ocupação é pacífica e que esperam representantes da Funai, para resolver a situação. Além dessa fazenda, outras duas propriedades estão ocupadas em Palmeira dos Índios.
Fonte: Tribuna do Sertão
MERCADINHO ASSALTADO! MAIS UM! AH, QUE SAUDADE DE ANTIGAMENTE!
Mercado é assaltado em Palmeira dos Índios
Após o assalto, policiais estiveram no local, mas não existem pistas do paradeiro dos suspeitos. O caso deve ser investigado pela delegacia de plantão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário