sexta-feira, 7 de março de 2008

OLHA EU DE NOVO!

Depois de um tempo parado por motivos universitários, eis-me de volta com algumas novidades.
A principal delas será a postagem de notícias diárias que são veiculadas nos sites, jornais e mídia de uma forma geral sobre Palmeira dos Índios.
Acredito ser uma coletânea inédita sobre os assuntos, à medida que forem sendo noticiados.
Procurarei manter as fotos locais e também dos radialistas da cidade. A longo prazo colocarei entrevistas exclusivas.
Não percam!

Índios xucurus-kariris ocupam fazenda na Mata da Cafurna
Objetivo é pressionar a Funai a agilizar processo de demarcação de terras
Carolina SanchesRepórterSUCURSAL DO AGRESTE -
www.ojornal-al.com.br/Sexta, 7 de Março de 2008

Revoltados com a demora na homologação das terras pela Fundação Nacional do Índio (Funai), cerca de 90 famílias de índios xucurus-kariris ocuparam, na madrugada de ontem, a fazenda Buenos Aires, na Mata da Cafurna, em Palmeira dos Índios. A fazenda faz parte de uma reserva de 13.020 hectares, onde apenas 500 estão disponíveis aos índios. Segundo uma carta aberta divulgada à imprensa, os índios declaram que estão buscando retomar uma área que pertence à aldeia e cobram do Departamento de Assuntos Fundiários (DAF), órgão vinculado à Funai, que regularize a situação da tribo em caráter emergencial. Eles afirmam que a ocupação é pacífica, mas que só deixarão as terras quando a situação for resolvida. A tribo ocupa mais duas fazendas na mesma região.O índio xucuru-kariri Tnawy, um dos líderes da tribo, explicou que a decisão dos índios de ocupar a terra foi tomada porque a fazenda fica nos limites da aldeia e é um dos poucos espaços que possuem área devastada e com terra boa para o plantio. “Existem hoje vários territórios demarcados para os xucurus-kariris, mas todos com extensão de terras muito pequenas e boa parte é coberta por mata”, afirmou. Ele também contou que, parte dos índios que estão na fazenda, cerca de 50 famílias, não conseguiu ainda um pedaço de terra para morar vivem pelas ruas da cidade.

SOBRE O MESMO ASSUNTO:

Tribo retoma terras em Palmeira dos Índios

Gazetaweb - reportagem de Bruno Soriano 06.03.2008 - 11h18 -http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=147521
Índios ocuparam fazenda nesta madrugada

Integrantes da comunidade indígena Xucurú Palmeira, uma ‘derivação' da tribo Xucurú Cariri, ocuparam, na madrugada desta quinta-feira, trecho de terra no município de Palmeira dos Índios. As mil tarefas de terra - o que equivale a aproximadamente 3,5 mil hectares - foram retomadas pelos índios de forma pacífica, já que, segundo um representante da tribo, não houve resistência por parte do caseiro da Fazenda Buenos Aires, de propriedade do empresário Noé Simplício.
"Contamos com o apoio da tribo Karapotó Terra Nova, do município de São Sebastião, e a ocupação se deu pela madrugada devido ao nosso temor por uma possível reação violenta. Com isso, os índios retornam às terras que, historicamente, foram demarcadas como sendo suas. Estamos respaldados juridicamente", explicou o indígena, que garantiu já ter entrado em contato com representantes da Funai em Alagoas para comunicar a ‘investida'.
O presidente da Undação Nacional do Índio (Funai) em Alagoas, José Heleno, informou que ainda não tem conhecimento oficial do ocorrido. "Estamos com uma equipe na região averiguando esta situação. Até o presente momento, o que temos são apenas boatos. Sabemos apenas que, naquela localidade, algumas pequenas propriedades estão sendo desapropriadas", explicou Heleno, que prometeu uma resposta sobre o tema para esta tarde.


E O NOSSO JORNAL LOCAL, TRIBUNA DO SERTÃO FOCALIZANDO O ASSUNTO:


foto: Tribuna do Sertão


06/03 - 12:05h - PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Xucurús Kariris exigem demarcação e ocupa Fazenda

Índios invadem fazenda em Palmeira dos Índios

Integrantes da Tribo Xukuru-Kariri invadiram ontem, a Fazenda Buenos Aires, localizada entre os municípios de Palmeira dos Índios e Quebrangulo.
Os indígenas ocuparam a propriedade durante a madrugada e de acordo com carta aberta divulgada à imprensa “lutam para que o Departamento de Assuntos Fundiários – DAF, órgão vinculado à Fundação Nacional do Índio – FUNAI, regularize a situação da tribo em caráter emergencial”.
Os índios exigem que seja cumprido o que determina a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e querem a demarcação de 13 km quadrados de área em Palmeira dos Ìndios.
Os líderes da tribo asseveram que pretendem permanecer na área “retomada pacificamente, na expectativa de ocuparem definitivamente a terra dos antepassados, resistindo, produzindo e transformando a terra em um lugar melhor para todos”.
De acordo com o cacique Chiquinho, as famílias lutam por mais terras. "Nós não temos terras e precisamos delas para trabalhar, cultivar plantas e criar nossos filhos", afirmou o cacique da comunidade Xucuru-Palmeira.
A fazenda Buenos Aires pertence ao fazendeiro Noé Simplício. Os índios afirmam ainda que a ocupação é pacífica e que esperam representantes da Funai, para resolver a situação. Além dessa fazenda, outras duas propriedades estão ocupadas em Palmeira dos Índios.
Fonte: Tribuna do Sertão

MERCADINHO ASSALTADO! MAIS UM! AH, QUE SAUDADE DE ANTIGAMENTE!

Mercado é assaltado em Palmeira dos Índios

07/03/2008
Hoje, pela manhã, por volta das 9 horas, dois indivíduos numa motocicleta invadiram o Abatedor Soares, no bairro Jardim Brasil, em Palmeira dos Índios. Segundo informações dos proprietários, os assaltantes chegaram armados, numa motocicleta, sem máscaras, renderam os funcionários do estabelecimento e levaram duas balanças, cartões de créditos para celular e R$ 200,00. Logo após o assalto os bandidos se evadiram.
Após o assalto, policiais estiveram no local, mas não existem pistas do paradeiro dos suspeitos. O caso deve ser investigado pela delegacia de plantão.
Fonte: Tribuna do Sertão

Nenhum comentário: